11/10/2010

Perigos ao ficar muito tempo sentado


Apesar de ser uma posição muito confortável, o nosso corpo não está preparado para ficar muito tempo sentado, e isso pode trazer alguns prejuízos sérios a nossa saúde.

Nosso corpo foi estruturado para se movimentar, e não para descansar. Com os avanços tecnológicos, tudo fica mais fácil e o ser humano tende a ficar mais tempo sentado.

Quando estamos no escritório, dirigindo, assistindo TV, navegando na internet, ou realizando outras atividades em que ficamos sentados, mesmo que a cadeira ou sofá seja confortável, nosso corpo está sentindo com esta posição que nos parece tão agradável.

Pesquisadores Norte Americanos identificaram que quando ficamos mais de 4 horas sentados, nosso cérebro deixa de controlar os mecanismos de produção de glicose e gordura, ou seja, ficar muito tempo sentado pode levar a um aumento do peso corporal.

Outro prejuízo diz respeito a nossa coluna, na posição sentado forçamos muito a musculatura da região lombar (próxima ao quadril), e isso pode gerar aquelas terríveis dores nas costas que podem até evoluir para doenças mais graves como o “bico de papagaio”.

Se você precisa trabalhar muito tempo sentado, fique atento a pequenas mudanças na rotina que podem trazer inúmeros benefícios:


- a cada hora de trabalho, reserve 5 minutos para se espreguiçar e dar uma volta no ambiente de trabalho;
- se tiver que comunicar algo a um colega de trabalho, levante e vá até ele, evite mandar um email ou telefonar;
- faça alongamentos pelo menos 3 vezes ao dia no local de serviço;
- incentive sua empresa e instituir um programa de “ginástica laboral” para os funcionários;

Cuide da sua saúde e tenha uma vida melhor!

Ótima semana pra você!

Nenhum comentário:

Top 10 - As mais lidas do Blog