06/06/2010

Lixo orgânico X lixo reciclável


Na semana do Meio Ambiente não devemos esquecer nosso papel frente ao futuro do nosso planeta...


Quando falamos em reciclagem do lixo devemos ter consciência que praticamente todo lixo que produzimos pode ser reciclado ou reaproveitado. Até os restos de alimentos podem ser utilizados como composto orgânico que melhora a qualidade da terra.

Para que nosso lixo tenha um destino correto e sustentável, devemos saber distinguir entre o lixo orgânico e o lixo reciclável ou inorgânico.

O lixo orgânico é tudo aquilo que é resultante de restos de seres vivos, tanto animal quanto vegetal, ou seja, geralmente o que sobra da nossa alimentação é chamado lixo orgânico.

O lixo orgânico, através do processo de Compostagem pode ser utilizado como composto e ser misturado à terra favorecendo o cultivo de plantas e vegetais.

Os outros materiais (plásticos, vidros, papeis e metais) são produzidos pelo homem através da extração de matérias primas naturais e consomem muita energia na sua produção, por isso são chamados de inorgânicos e podem ser reciclados.

A reciclagem de materiais traz uma série de benefícios ao planeta, entre eles a diminuição da quantidade de lixo enviada aos aterros sanitários, diminui a extração de recursos naturais, redução no consumo de energia e na poluição, além de gerar novos empregos.

É fundamental que cada pessoa proceda a seleção entre lixo orgânico e lixo reciclável em casa, tanto para facilitar o trabalho dos catadores quanto para evitar que os sacos sejam rasgados e o lixo se espalhe pela rua.
.
Todos temos um compromisso com o meio ambiente, faça você também a sua parte!

Um comentário:

Henrique disse...

Na teoria é fácil mas na prática surgem as dúvidas. Exemplo: copo usado de café. Orgânico ou reciclável? Tem gente que diz que é orgânico porque está sujo de café. E lata usada de refrigerante? Aí todos dizem que é reciclável. Mas também está suja de refrigerante.
Um prato de plástico sujo de torta, digamos, bem pouquinho... orgânico ou reciclável? Eu diria reciclável porque tem mais prato do que torta. Mas são coisas no dia-a-dia que confundem qualquer um.

Top 10 - As mais lidas do Blog