09/05/2010

Dormir ajuda a resolver os problemas


Dormir pode ajudar uma pessoa e resolver problemas, dizem cientistas americanos.


A equipe da University of California San Diego realizou uma bateria de testes e concluíram que uma boa soneca com sonhos estimula a criatividade.


A experiência foi a seguinte, na manhã dos testes, um grupo de 77 voluntários recebeu uma série de problemas para resolver.


Eles foram orientados a pensar sobre o problema até o final da tarde daquele dia, tendo a liberdade para descansar dormindo ou não. Os que dormiram tiveram seu sono monitorado pelos cientistas.


Comparados aos participantes que apenas descansaram, o estudo revelou que o grupo que tirou o famoso “cochilo” o sono melhorou sua habilidade de resolver problemas criativamente em cerca de 40%.


O “cochilo”, porém deve ter uma duração suficiente para atingir o estágio do sono REM, estágio onde ocorrem os sonhos. Aquele fechar de olhos momentâneo não é suficiente para melhorar o desempenho.


Para os cientistas, algumas horas de sono de qualidade no meio do dia permitem que o cérebro forme novas conexões nervosas sem a interferência de outras conexões de pensamento que ocorrem quando estamos acordados ou dormindo sem sonhar.


Adaptado: BBC

Nenhum comentário:

Top 10 - As mais lidas do Blog