27/08/2009

Desenhos nos gramados dos campos de futebol...


Cada desenho que observamos no gramado durante os jogos de futebol tem sua particularidade.

As faixas transversais, presentes em quase todos os grandes estádios, são feitas com máquinas que cortam e penteiam a grama em duas direções diferentes, criando o contraste entre uma faixa de verde mais claro e outra mais escuro.

Já para formar figuras menores ou mais detalhadas, a tática empregada é outra.

Normalmente, aplica-se no campo uma tinta feita à base de água, que não danifica a grama e permite um acabamento mais preciso na hora de desenhar imagens complexas, como uma bandeira.

As linhas divisórias, por sua vez, usadas para delimitar as áreas e as laterais, por exemplo, são feitas com tinta branca ou cal. Seja qual for o método aplicado, o fato é que deixar o gramado bonito dá um trabalhão.

Além da área ser enorme - em média, 8 mil metros quadrados -, é preciso manter o campo com uma altura adequada para o deslocamento dos jogadores. "A grama deve ficar entre 23 e 25 milímetros ", diz o engenheiro Ricardo Afonso Raso, responsável pelo gramado do Mineirão, em Belo Horizonte.

Os grandes estádios garantem essa precisão aparando a grama uma ou duas vezes por semana - exceto no inverno, quando as folhas crescem mais devagar.

Vale dizer que os desenhos nos campos muitas vezes não têm finalidade só estética. "Faixas paralelas à linha de fundo servem como pontos de referência e ajudam o juiz e os auxiliares a marcar corretamente o impedimento", diz o comentarista esportivo e ex-árbitro José Roberto Wright.

Fonte: Mundo Estranho

Nenhum comentário:

Top 10 - As mais lidas do Blog