20/06/2009

Grandes Impérios da História...


Quem já mandou no mundo?


Hoje, a hegemonia mundial dos Eua parece incontestável e eterna. Mas, perto do reino do Egito, surgido há 5 mil anos e morto 3 mil anos depois, o domínio americano de algumas décadas não significa muito.


Veja quanto duraram as principais civilizações e impérios que passaram pelo planeta desde o começo da história.


Babilônios (1894 a.C. a 539 a.C.) Civilização que floresceu em torno da cidade da Babilônia. Ficaram conhecidos pelo Código de Hamurabi, a primeira compilação de leis que se conhece. Desapareceram após a derrota para Alexandre, o Grande.


Egípcios (3100 a.C. a 30 a.C.) Os egípcios foram a civilização de maior destaque antes dos gregos e dos romanos. Formada cerca de 3 milênios antes de Cristo pela unificação de várias comunidades à beira do Nilo, a civilização foi subjugada pelos persas em 525 a.C. e desintegrou-se.


Maias (1500 a.C. a 1400 d.C.) O Império Maia ocupou uma área que vai do atual Belize até o México, construindo cerca de 15 cidades. Seu desaparecimento, no século 15, antes da conquista espanhola, pode ter ocorrido devido a lutas entre essas cidades.


Gregos (1200 a.C. a 323 a.C.) A civilização grega mudou o mundo ao desenvolver o conceito de democracia e estimular atividades como filosofia, poesia, dramaturgia, artes plásticas, ciências, esportes e arquitetura. Ela desapareceu gradualmente quando foi dominada pelos romanos.


Romanos (753 a.C. a 476 d.C.) Com a herança grega, desenvolveram o direito, a engenharia e a arte. A decadência veio nos primeiros séculos do cristianismo. O império acabou por causa das invasões germânicas.


Astecas (1250 d.C. a 1521 d.C.) Povo que ocupou o México e fundou belas cidades, ainda que boa parte da população fosse de agricultores. Usavam sementes de cacau como moeda. Implantaram o serviço militar obrigatório e construíram intrincadas obras de engenharia. Foram destruídos pelos espanhóis.


Fonte: Enciclopédia Britânica

Um comentário:

Anônimo disse...

Seria interessante incluir o império mongol (Gengis Khan) e o império otomano.

Top 10 - As mais lidas do Blog