24/06/2009

Dicas para manter a saúde no inverno...


Essa época do ano favorece o aparecimento de diversas complicações. Problemas respiratórios e alergias são muito comuns.

Também é nesta época que se ganha alguns quilos, resultado da ingestão de alimentos com maior valor calórico e também pela redução das atividades físicas.

Para manter a saúde mesmo durante o frio aqui vai algumas dicas:

- Fique atento às variações de temperatura. Em casa, no trabalho e em outros locais fechados, costuma-se sentir calor. Porém, ao sair destes ambientes, a brusca queda de temperatura pode facilitar a ocorrência de doenças, principalmente as respiratórias. Agasalhe-se antes de sair.


- Mantenha a higiene doméstica, evitando o acúmulo de poeira, que desencadeia diversos problemas alérgicos. Apesar do frio, mantenha a casa arejada durante o dia.

- Evite exposição prolongada a ambientes com ar condicionado (quente ou frio).

- Durma em local arejado e umedecido. Podem ser utilizados umidificadores de ar, toalhas molhadas ou reservatórios com água nos quartos.

- As pessoas com alergia devem ficar atentas a cobertores que soltam pêlos. Substituí-los por mantas de tecido sintético ou algodão pode auxiliar na prevenção de rinites e outros quadros alérgicos.

- As alergias também podem ser reduzidas lavando e secando ao sol, antes de usar, mantas, cobertores e blusas de lã, guardadas por muito tempo em armários.

- Atenção ao sol. Mesmo com o frio é importante manter o cuidado com o sol, utilizando protetores, especialmente quando o céu estiver “limpo”.

- Cuidado com a ingestão excessiva de calorias é comum comermos mais no inverno. É fundamental manter o ritmo de atividades físicas.


Adaptado: Banco de saúde.



Nenhum comentário:

Top 10 - As mais lidas do Blog