08/02/2009

Porque Fevereiro tem 28 Dias?

No ano de 46 a.C. o imperador romano Júlio César promoveu uma reforma no calendário: um dia foi acrescentado a cada quatro anos – daí o ano bissexto – e os meses passaram a ter, alternadamente, trinta ou 31 dias.

Nos anos bissextos, o mês de fevereiro, que já tinha 29 dias, ficava com trinta.

Em 44 a.C., no segundo ano de vigência desse calendário Juliano, o Senado decidiu homenagear o imperador e propôs que o mês Quintilis – que tinha 31 dias – passasse a se chamar Julius (julho).

Trinta e seis anos depois, em 8 a.C., o nome do oitavo mês, Sextilis, foi mudado para Augustus (agosto) em honra para o então imperador César Augusto.

Mas, como o mês escolhido para homenagear Augusto tinha trinta dias, um a menos que o de Júlio César, optou-se por tirar um dia de fevereiro – que ficou com 28 dias – e adicioná-lo a Sextilis.

Para manter o critério de alternância do Calendário Juliano – um mês com trinta, outro com 31 dias –, já que agosto ficou com 31 dias, setembro passou a ter 30 e assim sucessivamente.

4 comentários:

Anônimo disse...

Olha, esse artigo me interessou pois sempre eu quis saber o porque de 28 dias em fevereiro, mas acho que o professor poderia ter resumido a explicação referindo-se somente ao mes de fevereiro. O texto ficou cansativo e sinceramente pra mim não ficou bem claro.
Grata pela atenção.
Angela

Anônimo disse...

Adorei o texto fico ótimo é muito bom saber das raizes das historias.

Anônimo disse...

Eu gostei de ler o artgo mas axo k tnha d xtar um poco maix explicito. Obrgda

celia disse...

Eu fiquei muito satisfeita com a explicação pois alem de me tirar as duvidas sobre o mês de fevereiro ainda esclareceu sobre os outros mês.

Top 10 - As mais lidas do Blog