13/12/2008

Música...


Quando falamos em ouvir logo pensamos em ouvir uma boa música, um bom show, alguma palestra ou coisa parecida. Hoje, dificilmente ouvimos alguma música com exclusividade, ou seja, é muito comum escutarmos música navegando na internet, limpando a casa, dirigindo, realizando alguma tarefa, ou algo parecido.

Hoje isso parece normal, mais durante muito tempo não foi assim. Antes da invenção da eletricidade e da tecnologia de armazenamento do som, desde os discos de vinil até o atual formato MP3, ouvir música era um privilégio para poucos.

Só no século passado é que se passou a ouvir música sem a presença real de um músico, até então, só se ouvia música em apresentações, festas e eventos. Era muito difícil escutar música, e quando se tinha essa oportunidade, as pessoas o faziam exclusivamente.

Assim, assistir um espetáculo musical era um momento sublime, as pessoas vestiam as suas melhores roupas, se preparavam e o momento da execução musical, o silêncio era total. Nenhum barulho era permitido, mesmo porque, não se tinha até então os amplificadores de som, assim, a voz e o som do instrumento era natural.

Neste contexto é que surgem as grandes vozes que formavam os espetáculos de ópera, teatro, entre outros. Outro ponto interessante é pensar como, sem o uso de amplificadores, aconteciam as palestras e comunicados que grandes Reis e Imperadores faziam a população, centenas de pessoas. Nos tempos não muito antigos, sabe que o grande compositor brasileiro Heitor Villa-Lobos, na década de 1930, chegou a lecionar aulas de música no estádio do Maracanã para centenas de alunos sem sequer utilizar megafone ou amplificar do voz.

Parece algo impossível devido a incrível tecnologia que dispomos nos dias de hoje. Bom mais até que ponto esta tecnologia é boa ou má quando falamos de música, uma das artes mais espetaculares que o ser humano é capaz de criar? Bom, esta fica pra próxima postagem...

Até mais... e deixe seu comentário!


Evandro

.

2 comentários:

Mel Campo disse...

Evandro, estou surpresa!
Tá escrevendo bem ein?

Um beeeijo!

Unknown disse...

Aeeee Pelão, ta mandando bem hein mlkkkk.... Ufa ainda bem que vc é o inteligente da turma rsrsrrs
abraços
Juninho

Top 10 - As mais lidas do Blog