03/11/2008

Voleibol



Inspirado no tênis, o Voleibol foi idealizado pelo professor William Morgan, na ACM de Massachusetts, EUA, por volta de 1895. No inicio o jogo era lento e com regras simples, ao longo do século passado, o esporte foi se popularizando e se tornando cada vez mais dinâmico.

Em 1947 foi fundada a FIVB (Federação Internacional de Voleibol) e em 1951 foi disputado o primeiro campeonato Sul-Americano, vencido pela seleção brasileira tanto nas categorias masculino quanto feminino.

A partir da medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Los Angeles, EUA, em 1988, o voleibol brasileiro vem se desenvolvendo e alcançando excelentes resultados, principalmente na categoria masculina.

Um jogo de Voleibol é disputado por duas equipes com 6 jogadores em cada equipe, onde o vencedor é conhecido após uma disputa de 5 sets de 25 pontos. Em caso de empate em 2 sets, o último é disputado em 15 pontos ou até que uma equipe alcance vantagem de dois pontos sobre o adversário, este é chamado de tie break.
.
Os fundamentos do jogo são: o saque que dá inicio a partida e recoloca a bola em jogo; a manchete que é o movimento de defesa; o toque que é a transição da defesa para o ataque que geralmente se concretiza com a cortada; além destes temos também o bloqueio que é o primeiro movimento de defesa.
.
Cada equipe deve efetuar no máximo três toques na bola antes de realizar a passagem da mesma para a quadra do adversário, sendo que, o bloqueio, não conta como toque. O objetivo principal do jogo é fazer com que a bola toque o solo da quadra adversária.


ATIVIDADES

1. Procure no dicionário as seguintes palavras e transcreva seu significado de acordo com o texto: popular, dinâmico, medalha, disputa, vantagem, transição.
2. Quem inventou e quando surgiu o Voleibol?
3. Pesquise os principais títulos da seleção brasileira masculina de Voleibol nos últimos 20 anos. 4. Pesquise os principais títulos da seleção brasileira masculina de Voleibol nos últimos 20 anos. 5. Cite 5 jogadores de voleibol masculino.
6. Cite 5 jogadoras de voleibol feminino.
7. De quantos em quantos anos ocorrem os Jogos Olímpicos?
8. Quais os resultados do Voleibol brasileiro nas ultimas Olimpíadas?
9. Descreva 5 regras do Voleibol.
10. Qual a função do líbero do Voleibol.


Amplie seus conhecimentos





.

Nenhum comentário:

Top 10 - As mais lidas do Blog